Os 15 jogos mais aguardados de 2018

15 jogos mais aguardados de 2018

Todo início de ano para os jogadores é uma época de parar e pensar na quantidade de excelentes jogos que os estúdios prometem trazer durante os próximos meses, então nada melhor para ajudar nessa saga do que trazer a lista dos 15 jogos mais aguardados para 2018.

Obviamente que vale desde já dois breves avisos:

  1. Por ainda haver muitos jogos sem uma data de lançamento concreta, podem ocorrer adiamentos na data mencionada nesse artigo durante o ano, por isso leve em consideração também as notícias que foram sendo publicadas e a própria área de lançamentos a direita.
  2. Não é exagero afirmar que 2018 irá trazer algumas centenas de jogos incluindo AAA e jogos independentes, então seria impossível mencionar todos, a própria escolha de apenas 15 foi tão difícil que foi inevitável haver menções honrosas, então se o jogo que está mais ansioso para 2018 não estiver na lista, sinta-se mais do que a vontade para menciona-lo nos comentários.

Kingdom Come: Deliverance

kingdom come deliverance

2017 foi um ano intenso para os fãs do género RPG, com grandes jogos como Horizon: Zero Dawn, The Legend of Zelda: Breath of the Wild, Nioh, The Surge, NieR: Automata, etc e 2018 promete não abrandar muito nos grandes lançamentos desse género, então como se destacar em meio a tantos jogos dentro do mesmo género? Exatamente, inovar.

Kingdom Come: Deliverance começou a ganhar a atenção dos jogadores em 2014 quando a Warhorse Studios, um estúdio independente checo formado por veteranos na indústria, iniciou uma campanha de financiamento coletivo no Kickstarter. A campanha então foi um grande sucesso com o jogo a arrecadar mais de 1 milhão de libras sendo que a sua meta era de apenas 300 mil libras.

A premissa é até simples, esqueça o universo tradicional de RPG com criaturas fantásticas, magias, armaduras com elementos e todo esse universo magico, Kingdom Come: Deliverance será um jogo com o pés no chão que promete trazer ao jogador um universo mais realista com armaduras que tem como propósito aquilo pelo qual foi criada reduzir o dano num ataque, ferimentos não se curam com poções apenas, vai requerer do jogador diferentes abordagens a depender da sua gravidade e principalmente um grande foco na narrativa. E o melhor de tudo? Não haverá Season Pass ou microtransações.

O jogo irá seguir a história de Henry, o filho de um ferreiro, que após ter visto os seus pais serem assassinados a mando do rei Sigismund, decide buscar a ajuda de Sir Radzig para receber o treino que precisa para vingar a sua família.

Kingdom Come: Deliverance será lançado no dia 13 de fevereiro de 2018 para PC, PlayStation 4 e Xbox One.

 

Far Cry 5

far cry 5

Depois do Far Cry 4 não ter conseguido ter o mesmo impacto junto aos jogadores que o seu antecessor, a Ubisoft pretende arriscar tudo no Far Cry 5 que promete não poupar na polémica e na liberdade dada aos jogadores.

No jogo iremos assumir a pele de um xerife, e aqui já surge a primeira mudança na franquia já que o personagem poderá ser totalmente personalizado. O personagem é então enviado a cidade de Hope County, Montana, para prender Joseph Seed, o líder do culto apocalíptico conhecido como Eden’s Gate e lidar com os seus seguidores. O jogo dará total liberdade aos jogadores para explorar o mundo e realizar as missões como quiser, seja atrás do volante de um camião ou pelo ar a bordo de um avião, tudo vai depender unicamente da sua decisão e se sentir-se sozinho durante a missão, sempre poderá contar com um fiel companheiro de quatro patas.

O jogo ainda trará um Season Pass com três aventuras totalmente fora desse universo, que levará os jogadores desde a Guerra do Vietname/Vietnã até o planeta vermelho para lidar com criaturas parecidas com aranhas.

Far Cry 5 será lançado no dia 27 de março de 2018 para PC, PlayStation 4 e Xbox One.

 

Agony

Far Cry 5 até poderá gerar alguma polémica por trazer elementos religiosos extremos a um jogo, mas ele irá parecer uma criança nessa abordagem ao lado de Agony, um jogo que nasceu através de uma campanha de financiamento coletivo em 2016 e que desde então tem atraído a atenção e o receio de muitos devido ao seu tema.

Em Agony, os jogadores vão assumir o controlo/controle de uma alma atormentada que é enviada as profundezas do inferno, sem nenhuma lembrança sobre o seu passado. Porém, as coisas ficam interessantes quando ela descobre que possui uma habilidade especial de controlar a mente de “pessoas” e demónios, uma habilidade que será extremamente útil para sobreviver nesse mundo grotesco, aterrorizante e nada indicado para pessoas sensíveis.

Então basicamente o que podem esperar de Agony é uma viagem até o inferno cristão sem filtros, com uma ambientação grotesca, violência extrema e conteúdo sexual explicito. Se tudo isso, não for um obstáculo para ti, então talvez encontre aqui um jogo bem interessante e que no mínimo merece a sua atenção.

Agony será lançado no dia 30 de março de 2018 para PC, PlayStation 4 e Xbox One.

 

God of War

god of war

Os jogos da franquia God of War são sem dúvida, um dos exclusivos mais fortes da PlayStation tendo feito a sua estreia ainda na PlayStation 2 em 2005. Desde então tem conquistada mais e mais fãs por todo o mundo a cada nova entrega.

Treze anos depois da sua estreia, chega pela primeira vez a PlayStation 4 um novo jogo da franquia, intitulado apenas God of War. Ao contrario das suas edições numeradas, esse novo jogo marca exatamente um “recomeço” para Kratos que após a sua incursão de morte e destruição na Grécia, surge agora inserido na mitologia nórdica juntamente com o seu filho, Atreus.

O jogo que trará algumas mudanças naquilo que os fãs estão acostumados, a começar por Kratos agora empunhar um machado e não haver um botão de pulo. O jogo irá seguir Kratos na sua saga de redenção pelo passado ao lado do seu filho, porém, sabemos que a vida dele nunca poderá ser totalmente calma e iremos lidar com os fantasmas do seu passado a regressarem, enquanto Kratos tenta manter o seu filho afastado de tudo isso, ao mesmo tempo, que tenta ensina-lo como sobreviver num novo mundo cheio de monstros, deuses e perigos.

God of War será lançado em exclusivo para PlayStation 4 no dia 20 de abril de 2018.

 

Dark Souls Remastered

dark souls remastered

A franquia Dark Souls não apenas se destacou dentro do género RPG, como se tornou um sub-género que até os dias atuais é utilizado como inspiração para diversos jogos. Considerado por muitos um jogo extremamente difícil e injusto, o primeiro jogo da franquia permanece como um dos mais adorados pelos fãs.

A aproveitar essa popularidade, a Bandai Namco decidiu remasterizar o jogo para PC, PlayStation 4, Xbox One e Nintendo Switch. Esse será o primeiro jogo da franquia a ser lançado numa consola/console da Nintendo e incluirá para além de melhorias gráficas, a DLC Artorias of the Abyss, que como o próprio nome já indica, mostrará um pouco de um dos personagens mais adorados pelos fãs.

Dark Souls Remastered será lançado no dia 25 de maio de 2018.

 

Red Dead Redemption 2

red dead redemption 2 amazon

A simples menção ao estúdio Rockstar Games já deixa muitos jogadores com um grande sorriso no rosto, muito devido ao sucesso de jogos como Bully, Max Payne e é claro a franquia Grand Theft Auto. Porém, em 2010 o estúdio surpreendeu a todos com Red Dead Redemption, um jogo que, na verdade, era uma sequela/sequência de Red Dead Resolver.

Eis que em outubro de 2016, a Rockstar Studios surpreendeu a todos ao anunciar Red Dead Redemption 2, um jogo que regressa a ambientação do velho oeste para contar a história de Arthur Morgan e dos Dutch’s Gang. Infelizmente ainda não há muita informação sobre a história do jogo.

Red Dead Redemption 2 será lançado no dia 26 de outubro de 2018 para PlayStation 4 e Xbox One.

 

Days Gone

days gone

Desenvolvido pelo mesmo estúdio de Syphon Filter, a SIE Bend Studio, Days Gone está naquela lista de jogos misteriosos devido a sua falta de informação sobre a história e o que exatamente os jogadores vão enfrentar.

A historia irá seguir o protagonista Deacon St. John, um ex-caçador de recompensas que decidiu abdicar de tudo e dedicar a sua vida a estada. A história tem início então dois anos após uma pandemia global que matou boa parte de população e os transformou naquilo que os jogos intitulada como “Freakers”, criaturas semelhantes a zombies que estão a evoluir de maneira rápido. Por ser um jogo de mundo aberto, os jogadores terão diversas alternativas para concluir os seus objetivos, seja através de uma abordagem mais furtiva ou mais agressivo.

O jogo promete trazer um sistema climática dinâmico e um ciclo de dia e noite bem completo e que afetará a jogabilidade ao tornar os “Freakers” mais lentos durante o dia, e mais rápidos e agressivos com o cair da noite.

Days Gone será lançado numa data por definir em 2018 em exclusivo para PlayStation 4.

 

Detroit: Become Human

detroit become human

O estúdio francês, Quantic Dream sempre foi conhecido por desenvolver jogos emocionais e com grande interatividade do jogador na história, tendo sido Fahrenheit (Indigo Prophecy) o primeiro jogo do estúdio a mostrar tudo aquilo que tinham a oferecer. Mas foi em 2010 que o estúdio alcançou níveis fora do normal com o lançamento de Heavy Rain, um suspense que colocava os jogadores a acompanhar quatro protagonistas envolvidos com um misterioso assassino, conhecido como “Assassino do Origami”.

Agora em 2018 o estúdio pretende ir ainda mais além, com Detroit: Become Human, um jogo que novamente traz múltiplos protagonistas, mas dessa vez, andróides que buscam encontrar o seu lugar na sociedade, enquanto lidam com as escolhas do seu dia-a-dia. Assim como em Heavy Rain, o jogador terá que estar atento as suas escolhas, não apenas para alcançar os seus objetivos, mas também para se manter vivo, já que todos eles podem morrer a qualquer momento e a história irá continuar a avançar e se ramificar de acordo com as escolhas feitas.

Detroit: Become Human tem previsão de lançamento entre o primeiro e o segundo trimestre de 2018 em exclusivo para PlayStation 4.

 

Vampyr

vampyr websérie

Desenvolvido pela Dontnod Entertainment, o mesmo estúdio responsável por Remember Me e Life Is Strange, Vampyr será um RPG de ação que promete levar as consequências das ações do jogador a um outro nível.

No jogo vamos assumir a pele de Jonathan E. Reid, um médico que após regressar a Londres durante a gripe espanhola de 1918 é atacado por uma criatura misteriosa e pouco a pouco descobre que foi transformado num vampiro ou Ekon, uma das espécies que vampiros que se escondem por Londres. De acordo com o estúdio, a ideia com o jogo é constantemente colocar o jogador numa posição onde irá se questionar sobre as suas ações, já que matar alguém para lhe beber o sangue irá trazer benefícios, mas não será só mais um NPC, será alguém que terá família e um passado, que iremos ser capazes de inclusive ter acesso enquanto bebemos o sangue.

A Dontnod já revelou que irá recriar Londres com o máximo de realismo e fidelidade a época, onde iremos explorar quatro regiões com diferentes classes sociais e segredos. A banda/trilha sonora ficará a cargo de Olivier Deriviere, que juntamente com o violoncelista, Eric-Maria Couturier, promete trazer uma música que irá recriar sentimentos muito intensos enquanto jogamos.

Vampyr tem lançamento previsto para a primavera (outono no Brasil) de 2018 para PC, PlayStation 4 e Xbox One.

 

Metro Exodus

metro exodus

Depois de Metro 2033 e Metro Last Light, ambos inspirados na popular saga de livros do autor russo, Dmitry Glukhovsky, o estúdio ucraniano 4A Games, traz para 2018 o terceiro jogo da franquia Metro, intitulado Metro Exodus.

Metro Exodus terá como ambientação o ano de 2036 num universo pós-apocalíptico após a devastação nuclear ocorrida em 2013. O jogo irá continuar a história apresentada em Metro Last Light a partir do final bom (Redemption) com o jogador a assumir novamente a pele de Artyom, que agora juntamente com alguns sobreviventes está numa viagem em direção ao leste dentro do comboio/trem conhecido como “Aurora”. A história irá acompanhar os acontecimentos de um ano, durante o inverno nuclear, com o regresso de Anna, agora esposa de Artyom.

Metro Exodus será lançado no quarto trimestre de 2018 para PC, PlayStation 4 e Xbox One.

 

Soul Calibur VI

Soul Calibur VI logo

Soul Calibur sempre foi considerado o jogo de segundo plano quando o assunto eram jogos de luta, com Tekken e Street Fighter e disputarem os primeiros lugares, mas a verdade é que a franquia possui inúmeros fãs espalhados pelo mundo.

E justamente esses fãs já questionavam sobre o futuro da franquia, já que o último jogo havia sido lançado no início de 2012, mas durante o The Game Awards 2017, a Bandai Namco finalmente anunciou o regresso da franquia com Soul Calibur VI.

Ainda não há muitas informações sobre a história do jogo, apenas se sabe que o jogo terá como ambientação o século XVI, onde iremos revisitar os acontecimento do primeiro jogo da franquia, para “descobrir verdades ocultas”.

Soul Calibur VI será lançado para PC, PlayStation 4 e Xbox One numa data ainda por anunciar em 2018.

 

Code Vein

code vein

Com um estilo visual que lembra um anime, mas uma dificuldade que promete agradar aos fãs da franquia Souls, Code Vein vem com uma grande promessa para 2018 de atingir diferentes públicos, mas com uma unânime satisfação.

Em Code Vein os jogadores são assumir o papel de um Revenant, vampiros que têm como principal objetivo sobreviver num mundo que foi devastado por um misterioso desastre, e cabe agora os jogadores ao lado de um companheiro e com o seu Blood Veils, um dispositivo capaz de drenar o sangue dos inimigos, lidar com os perigos desse mundo enquanto tenta encontrar as memórias que foram perdidas.

Code Vein será lançado numa data ainda por anunciar em 2018 para PC, PlayStation 4 e Xbox One.

 

Marvel’s Spider-Man

spider-man

Após um período conturbado nos cinemas, a Sony em parceria com a Marvel Studios trouxe de volta um dos heróis mais adorados pelos fãs da Marvel, o “amigo da vizinhança”, Homem-Aranha, num filme que reconquistou o público por trazer elementos que muitos sentiram falta nos seus antecessores.

E é justamente com esse mesmo peso de revitalizar o personagem agora no universo dos jogos, que a Insomniac Games (Spyro e Sunset Overdrive) juntamente com a Sony Interactive Entertainment trazem para 2018 um novo jogo do aranha.

A historia que não irá seguir nenhuma saga conhecida ou filme, mostrará Peter Parker com 23 anos a lidar com a sua vida dupla de estudante e de protetor de Nova Iorque. Apesar de não seguir nenhuma saga, irá buscar obviamente inspiração em historias e acontecimentos conhecidos, com o aranha a começar o jogo logo após derrotar Wilson Fisk, mas como os fãs já estão acostumados, assim que Fisk cai, as coisas começam a ficar complicadas já que outros querem assumir o seu território e dessa vez o perigo vem na forma de um filantropo conhecido como Martin Li, ou o seu alter-ego Mister Negative e os seus demónios.

Spider-Man será lançado ainda em 2018 em exclusivo para PlayStation 4.

 

Where the Water Tastes Like Wine

Where Water Tastes Like Wine

Jogos com historia são sempre muito cativantes e 2018 promete trazer alguns jogos bem interessantes com maior foco nesse elemento, e um dos que oferece uma promessa mais peculiar é Where the Water Tastes Like Wine.

O jogo irá trazer aos jogadores uma narrativa surreal e, ao mesmo tempo, poética através das lendas e historias norte-americanas, sendo contadas por criaturas magicas, colonizadores, escravos e pessoas no mínimo misteriosas. O jogo promete combinar gráficos 3D, com ilustrações feitas a mão por Kellan Jett. O jogo terá inúmeros atores bem conhecidos dos jogadores por já terem emprestado a sua voz a personagens de outros jogos, mas também a presença da voz inconfundível do cantor Sting.

Where the Water Tastes Like Wine será lançado numa data ainda por anunciar em 2018 para PC.

 

Frostpunk

frostpunk

O 11bit Studios já é bem conhecido por trazer jogos que combinam elementos de estratégia com uma narrativa de grande qualidade, um excelente exemplo disso é This War of Mine.

Eis que para 2018, o estúdio tem como proposta Frostpunk, um jogo de estratégia que colocará o jogador no controlo/controle da última civilização sobrevivente da Terra que foi devastada por temperaturas gélidas. Agora cabe ao jogador tomar decisões difíceis e manter todos ou grande parte desses sobreviventes vivos. O estúdio afirma que iremos lidar com situações difíceis devido à temperatura, mas principalmente com decisões difíceis devido às necessidades e personalidade das pessoas que tentam sobreviver ali.

Frostpunk tem previsão de lançamento para o primeiro trimestre de 2018 para PC.

Menções Honrosas

The Wolf Among Us: Season 2 – Continuará a historia inspirada na graphic novel, Fabulas que traz personagens de historias clássicas infantis para o universo real e com acontecimentos que em nada lembram as historias inocentes que lemos quando criança. A Telltale Games promete o jogo ainda para 2018.

State of Decay 2 – A Undead Labs juntamente com a Microsoft traz a sequela/sequência do jogo de 2013 de sobrevivência zombie em terceira pessoa, que permitirá aos jogadores explorarem o mundo como quiserem e com a ajuda de até três amigos no modo cooperativo. Será lançado para Xbox One e Windows 10 ainda em 2018

Bayonetta 3 – A poderosa e sempre imponente Bayonetta está de regresso e dessa vez com um jogo exclusivo para Nintendo Switch. Ainda não há muitas informações sobre o jogo, mas é possível prever que mantenha a essência da franquia com combates frenéticos e momentos que fazem até Dante aplaudir e sentir inveja. Bayonetta 3 ainda não possui data de lançamento.

The Walking Dead: The Final Season – Também anunciado para 2018 pela Telltale Games, o jogo trará a conclusão da historia iniciada em 2012. Ao contrario da terceira temporada, essa quarta e ultima promete trazer um maior destaque para Clementine.

Ghost of Tsushima – Desenvolvido pelas mãos da Sucker Punch, Ghost of Tsushima terá como ambientação o Japão durante a invasão Mongol em 1274, com o jogo a dar indicações que mostrará os samurais a quebrar o seu código de honra e a transformar-se em ninjas. O jogo ainda não possui data de lançamento anunciada, mas será um exclusivo PlayStation 4.